domingo, 25 de janeiro de 2009

Janeiro - o mês dos gatos!


É difícil ficar indiferente ao magnetismo que esses misteriosos animais possuem.

Os gatos foram domesticados há cerca de 5 mil anos isso deve ter acontecido a partir do momento em que os homens deixaram de ser nómadas.

É possível que o gato tenha entrado nas casas junto com os ratos, que foram atraídos pela comida que nossos ancestrais passaram a guardar.
Os egípcios foram os primeiros povos a ter admiração pelos gatos. Eles caçavam os peixes e pássaros, alem de eliminar os ratos. Os gatos eram sagrados no Egipto e alguns foram até mumificados.

De objecto de adoração a perseguição. O destino do gato sofreu uma mudança radical na Europa da Idade Média. O Papa Inocêncio III declarou que eles eram animais malignos e instrumentos do Diabo, assim, os gatos foram associados ao mal e perseguidos. Acreditava-se que o gato possuía poderes de magia negra e era companheiro de bruxas e feiticeiras. Pessoas suspeitas de maldade que mantinham gatos foram mortas, junto com seus felinos. Os gatos foram caçados, torturados e sacrificados.

Sabia que a matança terrível dos gatos por causa dessa crença que eram animais maus deu origem a um surto da peste bubónia, doença transmitida pelos ratos, que dizimou milhares de pessoas, entre elas, curiosamente, o próprio Papa?

Os gatinhos podem nascer em qualquer época do ano. Os gatos domésticos dos trópicos podem ter filhotes em épocas diferentes dos gatos que vivem no clima do norte. A maioria das gatas tem duas ninhadas por ano. Os gatinhos gostam de nascer na primavera porque que é mais quente. A gestação demora, aproximadamente, 65 dias. Uma ninhada comum consiste em quatro gatinhos, mas pode haver um único ou até sete. Quando são bebés gostam muito de brincar. As brincadeiras já são preparativos para a caça, pois não podemos esquecer que os gatos são caçadores. A maioria dos gatos são hábeis escaladores, subindo e desvendo em árvores e muros com segurança.
Os gatos vivem em média de 12 a 16 anos. Alguns podem alcançar de 20 a 22 anos, e já se ouviu dizer de outros que viveram trinta!

Actualmente, os gatos domésticos comem rações especiais e com grande poder nutritivo. Mas não podemos esquecer que os gatos são caçadores e adoram caçar, mesmo que seja só para brincar com a presa (ratos, pequenos pássaros e peixes).


Gatos Famosos

- Garfield – nasceu em 1978 e é o mais manhoso, chato e preguiçoso de todos os gatos, mas é também um querido. Adora comer lasanha e tem um amigo cão (Odie).

- Tom (do desenho “Tom e Jerry”) - é um dos mais populares desenhos animados de todos os tempos. Nasceu em 1939 e fez sucesso o cinema e na televisão.
- Sylvester (desenho Piu Piu e Sylvester) – quer sempre comer o passarinho amarelo de sua dona. Mas dá se sempre mal. Dos “Looney Tunes”.

- Gato Cheshire – Gato da história da “Alice no País das Maravilhas”

3 comentários:

Anônimo disse...

"Uma casa sem um gato, um gato alimentado, mimado e adorado, não pode ser uma casa perfeita"
Parabéns pelo blog :)
Um beijinho muito especial para a Liliana e Dr. Joaquim Henriques, continuem a ser as pessoas excepcionais que são :)
Donos da Kitty, Lucky, Afonso e Tomás

Anônimo disse...

Muitos parabéns pelo blog!
Pela amostra,dá para ver que vai ser um bom veículo de informação e uma forma de manter o contacto com as excelentes e simpáticas pessoas do CDVet. :)
Vou adicionar aos favoritos e visitar todos os dias (Liliana, força aí nos posts!)
Dona da Anaïs e do Kenzo
Beijinhos

Anônimo disse...

Olá, Liliana e Dr. Joaquim

Um ano de 2009 bom para todos.
Parabéns pelo blog. Se este mês é o dos gatos, o próximo é o dos cães? :)
Não sei se é ou não possível ou se acham gira a ideia, mas que tal fazermos um "cantinho" para a galeria de fotografias dos meninos e meninas? Beijinhos
"Mãe" da Nicky